Piaget entende o desenvolvimento como um processo de equilibração constante, pois, o homem pensa e age para satisfazer necessidades, para superar desequilibrios e adaptar-se à novas situações. Segundo ele, é a capacidade de estabelecer relações entre o novo e o velho, de assimilar o novo e de acomodar (transformar) o velho é que promove o desenvolvimento e a aprendizagem. " A assimilação funciona como um desafio sobre a acomodação a qual faz originar novas formas de organização." (Becker, 2001 págª. 20.1).
Baseado nestes conceitos, penso que a vida é um constante desafio, que cada situação ou etapa de nossas vidas serve como base para novas situações e o aprendizado é consequência deste caminho. Quanto mais aberto à assimilarmos as coisas mais fácil fica para acomodá-las e modificá-las à nosso favor para vivermos com qualidade.
Um comentário:
Olá, Chamla
Assimilar é interpretar tanto o que já conhecemos quanto o desconhecido, como se velho e conhecido fosse.
Só evoluímos e nos modificamos (acomodamos) quando somos capazes de perceber que há algo diferente, novo, inusitado, em determinada situação que vivemos ou analisamos. É a percepção dessa "novidade" que nos desequilibra e nos instiga a tentar compreender. :)
Abra@os
Postar um comentário