Na alfabetização de jovens e adultos devemos partir do conhecimento anterior do educando. levar em conta seus saberes, sua realidade, sua linguagem, suas concepções de vida, seu trabalho e seu contexto social, para caminhar a um conhecimento mais avançado que possibilite a transformação da realidade de cada um. É através do diálogo e do interesse do posicionamento dos educandos que se faz uma educação para a liberdade. Partindo dos temas geradores a aprendizagem se torna mais concreta e se fundamenta na realidade da vida, proporcionando aos alunos uma visão de qual é a importância de seu papel na sociedade e de como pode construir e reconstruir a sua realidade. A partir dos temas geradores a alfabetização se torna um exercício de diálogo, dirigido de forma democrática que viabiliza ao educando conhecer e posicionar-se frente aos problemas sociais.
Um comentário:
Olá Chamla!
Olha as interdisciplinas se relacionando. Trabalhar com temas geradores na EJA, conforme foi proposto por Paulo Freire, vinculando o processo alfabetizador a realidade do aluno é um desafio para os professores. Além de buscar sempre o diálogo, a troca e a reflexão sobre a prática. Após a leitura do material sobre os temas geradores, pensaste em alguma mudança para as tuas aulas?
Um abraço, Simone - Tutora sede
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