Iniciamos esta semana com um experimento na turma sobre a germinação dos feijões e a poluição. Os alunos muito empolgados pela atividade estão se sentindo cientistas com o desafio de observar o que acontece nos dois potes contendo feijões, um com água pura, algodão e feijões e o outro uma mistura de detergente líquido, óleo queimado de automóvel e água, algodão embebido nessa mistura e os grãos. Todos os dias os potes são observados por olhinhos curiosos e atentos a cada manifestação diferente. Penso que educar é isto,aproveitar os interesses, as curiosidades, a motivação, para ensinar os muitos conteúdos que precisamos atingir durante o ano. Fica muito mais fácil, e prazeroso trabalhar desta forma. Não só para os alunos mas para os professores também. A aula flui e os objetivos são atingidos com mais facilidade promovendo o aprendizado de forma natural.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
NONA SEMANA
Iniciamos esta semana com um experimento na turma sobre a germinação dos feijões e a poluição. Os alunos muito empolgados pela atividade estão se sentindo cientistas com o desafio de observar o que acontece nos dois potes contendo feijões, um com água pura, algodão e feijões e o outro uma mistura de detergente líquido, óleo queimado de automóvel e água, algodão embebido nessa mistura e os grãos. Todos os dias os potes são observados por olhinhos curiosos e atentos a cada manifestação diferente. Penso que educar é isto,aproveitar os interesses, as curiosidades, a motivação, para ensinar os muitos conteúdos que precisamos atingir durante o ano. Fica muito mais fácil, e prazeroso trabalhar desta forma. Não só para os alunos mas para os professores também. A aula flui e os objetivos são atingidos com mais facilidade promovendo o aprendizado de forma natural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
mPois é Chamla, juntar às necessidades, os interesses dos alunos. A produção é maior, o rendimento, aproveitamento e, claro, as aprendizagens! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário