quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EIXO VII

Foi no eixo VII que trabalhamos no seminário com a Arquitetura pedagógica. Deveríamos elaborar e aplicar um trabalho diferenciado utilizando elementos contitutivos. A arquitetura do meu grupo teve como título "Os Detetives do meio ambiente" que envolveram os elementos de investigação, registro, autoria, tecnologia e interação. Com Linguagem da educação aprendemos sobre os processos de letramento das crianças que estão ligados ao contato que elas têm em seu cotidiano com a leitura e a escrita. Na interdisciplina de Didática lembro-me de ter estudado sobre Comênio e a sua pedagogia. Podemos dizer que suas idéias são compatíveis com as idéias da pedagogia atual. Ele considerava que o aluno era o ponto de partida do processo de ensino e aprendizagem. Que as aulas deveriam ser através da brincadeira, da música do diálogo para se tornarem prazerosas. Com o EJA e LIBRAS aprendemos que a educação é um direito de todos e um dever do Estado e que esta realidade nem sempre é cumprida, pois, as injustiças, as diferenças, as discriminações mantém jovens, adultos e as minorias como os surdos, à margem da sociedade. Aprendemos também, que para mudar esta realidade é necessário eliminar as desigualdades, promover a auto-estima, respeitar e valorizar as diversidades culturais e as formas de expressões .
Foi um semestre bastante construtivo onde procurei, fazer no portfólio uma postagem sobre cada interdisciplina. Tenho como dizer que neste semestre cresci um pouco mais em relação aos anteriores.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

NO EIXO VI

Lembro de ter trabalhado no primeiro semestre com interdisciplinas muito interessantes que me fizeram analisar mais a fundo a minha sala da aula e a escola que leciono. As disciplinas de Necessidades Especiais e Questões Étnico-raciais, mostraram-me com mais clareza os problemas sociais que enfrentamos dentro da escola e no dia a dia com o preconceito e a discriminação ao diferente. Antes de estudar sobre este assunto eu tinha uma visão, não muito clara da situação, um pouco fantasiosa e romântica. Mas, depois, a partir dos textos lidos e dos dados analisados o assunto tornou-se sério e vi que a realidade era muito pior, que ela realmente existe e que não podemos nos eximir da responsabilidade que temos em mudá-la. Foi um semestre muito construtivo. Minhas postagens no portfólio foram mais seguidas e fundamentadas na minha prática, tanto no PEAD quanto em sala de aula. Fiquei em recuperação no Seminário o que serviu para que eu retomasse meu blog analisando-o em comparação à outros blogs. Lembro-me de ter sido uma auto-avaliação muito construtiva evidenciando a importância do portfólio para o nosso aprendizado.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

2008

Foi no segundo semestre de 2008 que o trabalho "pegou fogo". As interdisciplinas eram muito interessantes e os temas desenvolvidos, apaixonantes. Com a interdisciplina de ECS lembro de ter lido e estudado muito sobre os pensadores. Autores como Paulo Freire, Tardif trouxeram para minha vida e prática diária a análise e auto-crítica construtiva. As idéias de Karl Marx e Mézaros proporcionaram-me entendimentos sobre a sociedade com suas injustiças e explorações, evidenciando, para que hajam mudanças sociais, são necessárias transformações radicais que eliminem a opressão e a miséria, e promovam o diálogo participativo, o respeito ao outro, o amor a vida e ao ambiente. Com a interdisciplina de Psicologia da vida adulta, estudamos sobre as idéias de Érickson que me mostraram que cada passagem da vida apresenta-se com conflitos característicos de cada idade que precisam ser resolvidos com a dependência de como foram os comportamentos e aprendizados anteriores. Maturana mostrou-me a importância da qualidade das nossas relações de convivência para um bom aprendizado, amadurecimento e transformação, mudando a minha prática, passei a dar mais atenção ao que meus alunos falavam. Para Maturana" o conversar é o entrelaçamento de duas ações: o linguajar e o emocionar-se estabelece na convivência, adquirindo estabilidade que gera consensualidade." qqqu