quinta-feira, 7 de outubro de 2010

2008

Foi no segundo semestre de 2008 que o trabalho "pegou fogo". As interdisciplinas eram muito interessantes e os temas desenvolvidos, apaixonantes. Com a interdisciplina de ECS lembro de ter lido e estudado muito sobre os pensadores. Autores como Paulo Freire, Tardif trouxeram para minha vida e prática diária a análise e auto-crítica construtiva. As idéias de Karl Marx e Mézaros proporcionaram-me entendimentos sobre a sociedade com suas injustiças e explorações, evidenciando, para que hajam mudanças sociais, são necessárias transformações radicais que eliminem a opressão e a miséria, e promovam o diálogo participativo, o respeito ao outro, o amor a vida e ao ambiente. Com a interdisciplina de Psicologia da vida adulta, estudamos sobre as idéias de Érickson que me mostraram que cada passagem da vida apresenta-se com conflitos característicos de cada idade que precisam ser resolvidos com a dependência de como foram os comportamentos e aprendizados anteriores. Maturana mostrou-me a importância da qualidade das nossas relações de convivência para um bom aprendizado, amadurecimento e transformação, mudando a minha prática, passei a dar mais atenção ao que meus alunos falavam. Para Maturana" o conversar é o entrelaçamento de duas ações: o linguajar e o emocionar-se estabelece na convivência, adquirindo estabilidade que gera consensualidade." qqqu

Um comentário:

Beatriz disse...

Quanto amigos de fé e de teoria a gente faz ao longo de um curso!! Quanta gente com as quais acordamos e concordamos!! Quantos, mesmo de muitos séculos atrás nos dão a mão ou nos provocam para darmos um passo á frente? Fazemos isso com nossos alunos?
Um abração
Bea