sábado, 22 de novembro de 2008

Educação

Como profissional da educação, tenho pensado e repensado minha prática educativa. Sei da minha responsabilidade e qual a importância do meu papel perante meus alunos e sociedade.
Como professora, sou chamada diariamente à superar desafios para poder educar meus alunos; salas apertadas com um número grande de crianças; trabalhar sem recursos materiais e didáticos para poder auxiliar em uma aula prazerosa; não ter tempo nem dinheiro para investir em formação voltada para a qualidade de ensino e também lidar com crianças que já vêem de casa com muitos problemas de comportamento, pois convivem no dia a dia com a miséria e o desrespeito com a vida humana.
Penso que são só crianças, vítimas de uma sociedade doente, não doente por culpa da maioria, mas sim, de alguns poucos que se encontram no poder e que fazem de tudo para suprir seus interesses , mesmo que para isso usem a opressão, o desrespeito e a injustiça.
Marx afirmava que a sociedade é muito injusta com suas desigualdades entre trabalhadores e burguesia que detêm o poder e a propriedade dos bens. Mészaros pensador atual, que defende a renovação do materialismo histórico, afirma que é necessário uma mudança social radical, para termos um futuro melhor. Para tanto é necessário que a massa trabalhadora tenha melhor qualidade de vida, acesso à educação e que sua voz possa ser ouvida com respeito e importância. Que os governos ditadores dêem a voz para democracia , o diálogo e respeitem o trabalhador que é um cidadão com todos os direitos de viver dignamente e conviver em sociedade.



Um comentário:

Simone disse...

Chamla muito boa tua reflexão, integrando teoria e prática! É na interação com o outro, com o colega, com profissionais de diferentes áreas, que aprendemos, que descobrimos, que crescemos. O professor tem um papel fundamental na educação e por isso ele precisa interagir, estar preparado e atualizado para trabalhar com seus alunos. Na interdisciplina foi proposto justamente isso que fizeste, que cada um pensasse sobre o que significa trabalho docente. Trabalho docente é diferente de outros trabalhos? Essas são questões que ficam para refletires ao longo dos anos de prática docente! Vimos que Marx considera o ser humano essencial na sociedade e defende que o conhecimento deve servir para ajudar e melhorar a vida das pessoas nesse mundo. Por isso, é difícil analisar a sociedade humana sem se referenciar à teoria de Karl Marx. Um abraço, Simone - Tutora sede ECS