domingo, 23 de novembro de 2008

MATURANA

Conhecer e conviver com outros seres humanos é algo muito complexo. A forma e a qualidade das nossas relações é que vai proporcionar o conhecimento do mundo em que vivemos. Segundo Maturana os seres vivos são autônomos e auto-produtores, são capazes de produzir seus próprios componentes ao interagir com o meio: vivem no conhecimento e conhecem no viver.
Ele também prega que o amor e as emoções são a base para a convivência humana, que devemos ir de encontro ao emocionar do outro. Nas palavras dele: " o conviver é o entrelaçamento de duas ações: o linguajar e o emocionar - se estabelece na convivência, adquirindo estabilidade que gera consensualidade."
Ao focarmos a relação educador-educando e nos posicionarmos segundo sua idéias podemos ver o quanto é importante a qualidade das relações que devemos ter com nossos alunos. A empatia, a emoção buscando entender o outro é que faz com que a aprendizagem ocorra de forma mais fácil e aprendizagem se dá no momento que estamos interagindo positivamente.

3 comentários:

Kathia disse...

Oi Chamla, como vai o nenê? Saudades. Até dia 18. Bjs, Kathia

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Chanla!

Bom início de semestre!

Estou a disposição na tutoria do SI. Que possamos trocar muito e construir novos conhecimentos!

Uma ótima caminhada neste semestre para todos nós!

Abraços,
Vanessa

Daiane Grassi disse...

Chamla, abril chegou! Vamos às postagens, às reflexões, às evidências de aprendizagens?! Aos registros deste semestre?! Estamos te aguardando! Daiane.