domingo, 18 de outubro de 2009

NARRATIVA INFANTIL

Um dos elementos mais importante para o desenvolvimento cognitivo da criança é o exercício que elas fazem de contar histórias e misturar o real com o imaginário. Esta forma de expressão faz parte de um processo de desenvolvimento que inicia mesmo antes da criança estar falando e se estende até a fase adulta. " O pensar não se estrutura internamente, mas no momento da fala... a narrativa (primeira estrutura de oralidade com que a criança tem contato em seu quotidiano) é, portanto, o que modela e estimula a atividade mental " ( Maria Virginia Gastaldi).
A compreensão de como se usa e funciona a linguagem tem como modelo a comunicação dos adultos e também omeio cultural em que a criança está inserida. Nossa postura como professores é de respeitarmos e levarmos em conta esta compreensão do mundo que as crianças têm, na hora do aprendizado. Darmos incentivo a imaginação e embarcarmos nessas histórias infantis estimula a criatividade e afirma nelas a forma de como lidar com a realidade.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Chamla!
As crianças são muito criativas e acabam misturando fantasia e realidade ao contar suas histórias. Trabalhas com frequência, com histórias, na tua sala de aula? Como?
Um abraço, Simone - Tutora sede