sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PA

As crianças, desde muito pequenas, tendem a serem curiosas com o ambiente em que vivem e costumam fazer perguntas a cerca deste, para tentar explicar através da interação com os objetos e experimentos o meio que as cercam.
É a partir daí, desta interação com o meio, que elas constroem seu conhecimento. Por este motivo ao chegarem à escola, suas concepções ingênuas e seus conhecimentos prévios devem ser levados em conta na hora da aprendizagem.
Quando desenvolvemos um PA devemos observar estas questões que são vindas da história de vida de cada aluno, de seus interesses e necessidades diárias para incentivá-las a buscar respostas à seus questionamentos.
Este trabalho é a base para mais tarde, em outras séries desenvolverem pesquisas científicas. Cabe a nós professores desenvolvermos um ambiente aberto à exploração, para que nossos alunos possam pensar por si mesmos, onde se sintam desfiados a criar e construir conhecimento. É importante proporcionarmos atividades que despertem curiosidades e definam uma questão norteadora, pois esta, dará o rumo para uma investigação. A partir daí, junto com as crianças, definimos certezas provisórias e dúvidas temporárias que serão trabalhadas, investigadas e experimentadas para que se defina o que deve ser mantido, modificado ou completado chegando a conclusões sobre o assunto em questão.
Trabalhar com o PA é um método mais justo com relação aos saberes dos alunos, pois, parte não daquilo que o professor quer transmitir ou ensinar, mas sim, das necessidades de cada aluno. Este método requer também uma avaliação de todo o processo, desde o porquê da escolha da questão norteadora até todas as relações e trocas que envolvem o desenvolver do projeto. Para pormos em prática este trabalho e obtermos resultados positivos deveríamos utilizar como meio importante o computador, a internet, pois, o trabalho seria interativo e interdisciplinar oportunizando acesso ao conhecimento e situações que fazem parte do mundo todo. Infelizmente, nem todas as escolas disponibilizam essa ferramenta de trabalho. A escola em que leciono tem um laboratório de informática com alguns computadores, mas não dispomos de internet, nem acesso prolongado à esse laboratório. O tempo é curto para atender todas as turmas. O ideal também seria que os docentes trabalhassem em equipe, que dispuséssemos de todos os espaços e equipamentos necessários para desenvolvermos um PA, o que nem sempre é possível, pois a mentalidade ainda é a de trabalho individual, de avaliação classificatória e de exclusão.

2 comentários:

Simone disse...

Olá Chamla!
Os trabalhos com os PAs são muito interessantes mesmo, pois incentivam o aluno a pesquisar e a buscar aquilo que interessa a ele.
Já viste o vídeo das minhocas, sobre as perguntas das crianças? Se tiver interesse da uma olhadinha: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=4937&Exib=5937

Referes que: "Cabe a nós professores desenvolvermos um ambiente aberto à exploração..." O que tens feito na tua sala de aula para desenvolver um ambiente assim?
Um abraço, Simone - Tutora sede

Beatriz disse...

Chamla, vai te preparando para logo logo essa tua queixa sobre Internet vais ser suprida. Enquanto isso, que tal tentar pequenos PA, onde a interação pode ser feita por entrevistas, depoimentos, vídeos de celulares etc...?Um abração
Bea