quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EIXO VII

Foi no eixo VII que trabalhamos no seminário com a Arquitetura pedagógica. Deveríamos elaborar e aplicar um trabalho diferenciado utilizando elementos contitutivos. A arquitetura do meu grupo teve como título "Os Detetives do meio ambiente" que envolveram os elementos de investigação, registro, autoria, tecnologia e interação. Com Linguagem da educação aprendemos sobre os processos de letramento das crianças que estão ligados ao contato que elas têm em seu cotidiano com a leitura e a escrita. Na interdisciplina de Didática lembro-me de ter estudado sobre Comênio e a sua pedagogia. Podemos dizer que suas idéias são compatíveis com as idéias da pedagogia atual. Ele considerava que o aluno era o ponto de partida do processo de ensino e aprendizagem. Que as aulas deveriam ser através da brincadeira, da música do diálogo para se tornarem prazerosas. Com o EJA e LIBRAS aprendemos que a educação é um direito de todos e um dever do Estado e que esta realidade nem sempre é cumprida, pois, as injustiças, as diferenças, as discriminações mantém jovens, adultos e as minorias como os surdos, à margem da sociedade. Aprendemos também, que para mudar esta realidade é necessário eliminar as desigualdades, promover a auto-estima, respeitar e valorizar as diversidades culturais e as formas de expressões .
Foi um semestre bastante construtivo onde procurei, fazer no portfólio uma postagem sobre cada interdisciplina. Tenho como dizer que neste semestre cresci um pouco mais em relação aos anteriores.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Chanla!
Diante das aprendizagens que relatas ter adquirido, que mudanças pensas que ocorreram na tua vida profissional?
Procuras desenvolver nas próximas a relação entre os aprendizados construídos no Pead e a tua prática enquanto educadora, ok?
Abraços,
Vanessa