domingo, 9 de agosto de 2009

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Ao longo dos últimos anos a integração dos indivíduos com necessidades especiais no meio social e escolar vem avançando de maneira positiva. O diálogo, as reflexões sobre a prática educativa associadas a inclusão e ao atendimento das diferenças tem sido o caminho escolhido para repensar as injustiças com relação a essas crianças. Este diálogo, busca encontrar soluções para que o acesso a educação seja um direito para todos. Sabemos que a realidade encontra vários obstáculos e só uma reflexão não é suficiente para mudarmos isto. São necessárias mudanças na qualidade do atendimento educacional oferecido à essas pessoas com deficiências. Como um atendimento individualizado que valoriza as características do aluno e do meio em que vive, uma avaliação que tenha o aluno como parâmetro de si mesmo e não seja instrumento de exclusão escolar, afastando estígmas que reafirmem a discriminação de crianças que fogem ao padrão de aluno adequado ao meio escolar. Mais investimentos em políticas públicas na educação especial ampliando e qualificando o atendimento disponibilizando Tecnologia assistiva (TA) para que o aluno com deficiência possa ter favorecimento no desempenho de suas tarefas, promovendo vida independente e inclusão na rotina escolar. Todos estes são fatores que devemos levar em conta para uma mudança de mentalidade, para um novo posicionamento frente a educação inclusiva, uma transforção de valores que requer flexibilidade, comprometimento, amor e reflexão sobre o nosso papel, desafiando a superar limites.

3 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Colégio Érico Veríssimo disse...

Chamla,
reflexões como estas devem estar presentes em nosso cotidiano escolar, para que possamos pensar sobre este tema e levar aos nossos colegas a possibilidade de averiguar o que está previsto em lei, a realidade presente e o que precisamos.

Simone disse...

Oi Chamla!
A interdisciplina de Necessidades especiais do semestre passado foi muito interessante porque nos fez pensar um pouco mais nas diferenças que encontramos tanto na sala de aula como na sociedade. No que a interdisciplina contribuiu para a tua prática?
Um abraço, Simone - Tutora sede