domingo, 9 de agosto de 2009

REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA E ESTA ATIVIDADE DO SEMINÁRIO INTEGRADOR

Como professores sabemos de nossa reponsabilidade ética com relação aos saberes e formação de nossos alunos. O quanto é importante a qualidade das relações que iremos desenvolver dentro das salas com nossos educandos e o quanto temos responsbilidade com a busca do aprimoramento para nossa formação como educadores em prol desses alunos.
Esta formação implica também em aceitar o novo, em auto analizar-se para obter melhores resultados. Pois como diz Paulo Freire: "Educar exige coerência, capacidade de viver e de aprender o diferente." É ter a mente aberta para novos conceitos e aprendizados. Por este motivo, a atividade que desenvolvemos na recuperação desse semestre foi para mim uma auto-análise, constatar o que devo retomar e melhorar em meu trabalho no PEAD. Retomar meu blog e procurar melhorar a qualidade e assiduidade das minhas postagens, aproveitar mais esta ferramenta de trabalho como meio de avaliar o meu crescimento e desenvolvimento no decorrer do curso. O Portfólio de Aprendizagens é uma ferramenta que busca acompanhar e documentar a reunião das produções que o aluno constrói em sua trajetória de aprendizado. Baseado nisso, sei da importância da documentação de todos os meus aprendizados como forma de verificar meu crescimento.
Além do mais, esta atividade despertou em mim o desejo de aplicar esse conhecimento com meus alunos. A partir deste semestre pretendo introduzir e desenvolver a idéia do Portfólio de Aprendizagens como uma forma mais justa e eficaz de avaliar e construir o conhecimento. Sei que através daí poderei refletir melhor o progresso de cada aluno, verificar sua compreensão da realidade e dar continuidade ao trabalho indicando o que deve ser mantido, modificado ou completado para o sucesso das nossas atividades.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Chamla!
Realizaste uma ótima tomada de consciência sobre a necessidade do registro da caminhada que realizas junto ao Pead e consegue perceber sua utilidade para com teus alunos.
Sabemos que este feedback que realizaste junto a esta atividade de recuperação a fará repensar sobre a tua atuação enquanto aluna e pensar em novas possibilidades para tua prática pedagógica.
Ótimo Chamla!
Abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Oi Chamla, esperamos que ponhas bastante gás aqui no blog. Sei que estás com problemas, mas procura não te atrasar. Por favor, é preciso ter 1 postagem qualificada por semana.
Na próxima terça, dia 08, espero por 2 postagens, uma equivalente a cada semana que passou. Estarei no teu blog para ler e comentar.
Vamos começar direito senão o caldo pode entornar não achas?

Um abraço
Bea