quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EIXO VIII-Estágio

O estágio foi bastante construtivo para mim e meus alunos. A maioria dos objetivos que havia proposto alcançar no início foram atingidos durante o trabalho e na sua conclusão. Consegui perceber mudanças de comportamentos e aprendizados na grande maioria dos meus alunos. Na forma como eles começaram a lidar com o lixo produzido em sala de aula, separando-o corretamente; na limpeza e conservação da sala de aula; no comportamento menos violento com mais união e respeito entre os colegas. Fiquei feliz por perceber os resultados positivos do trabalho desenvolvido durante o estágio. Para desenvolvê-lo, busquei aplicar conceitos que havia aprendido durante os anos no PEAD. Autores como Paulo Freire, Célestin Freinet, Javier Goñi foram o embasamento teórico para produzir meu relatório, e as suas idéias, o alicerce para o desenvolvimento do meu trabalho.

Paulo Freire sempre criticou a simples transmissão dos conteúdos prontos para os alunos. Para ele a relação entre educador e educando é valorizada a partir do diálogo e das trocas, respeitando o educando em suas idéias e aprendizagens de vida. Meu trabalho durante o estágio e também durante estes anos de magistério têm sido orientados por estes pensamentos.

Outro autor que me inspirou com duas idéias foi Goñi, compactuo com ele quando ele fala: ”Em relação à aprendizagem, uma avaliação inclusiva apresenta uma dimensão essencialmente formadora. Portanto, o seu objetivo é que os alunos sejam capazes de assumir cada vez mais o controle e a responsabilidade sobre seus processos de aprendizagens ajudando-lhes, por exemplo, a compreender e representar os objetivos das atividades nas quais participam, aprender a planejar e a revisar a forma como realizam essas atividades, ou a detectar e corrigir os seus próprios erros”. Meus alunos através de trabalhos em grupos ou individualmente; de pesquisas; do diálogo; de debates e atividades diferenciadas se tornaram mais maduros e souberam assumir seus aprendizados, a cada dia traziam novas idéias sobre o assunto, pesquisavam em jornais e internet e enriqueciam as aulas dando exemplos de seu cotidiano.

Nenhum comentário: