quarta-feira, 10 de novembro de 2010

LIBRAS -EIXO VII

Foi com a interdisciplina de LIBRAS que aprendi a enxergar melhor a realidade em que vivemos. Lembro de ter me sentido muito insegura quanto a este assunto, pois me senti despreparada para ensinar uma criança surda. Durante aquele semestre estudamos sobre o caminho de sofrimento e discriminações que os surdos percorreram até então. Vimos que a mentalidade social os deixam à margem dos acontecimentos, por que são incompreendidos e desvalorizados por serem diferentes da grande maioria ouvinte. Ao chegarem na escola regular acabam por frustrarem-se educacionalmente, pois o ensino é voltado para a grande maioria que é ouvinte. Eu como educadora, revolto-me com as injustiças e discriminações que vemos diariamente. Sei da importância que há em proporcionar um ensino igual para todos. Mas, como profissional ainda sinto-me insegura em receber uma criança surda em minha sala de aula. Com poucos recursos que temos não saberia como proceder para proporcionar um ensino de melhor qualidade para um aluno com surdez. Pois é necessário uma adaptação do ensino para acolher estes indivíduos respeitando suas individualidades. Os professores e os alunos devem saber a língua dos sinais para que haja compreensão e comunicação em sala de aula. Sabemos que a grande maioria dos professores não sabem a língua dos sinais, por isso a inclusão torna-se mais difícil. Esta foi uma das questões que me fez repensar a minha prática, e me fez ver a necessidade em aprender LIBRAS para proporcionar inclusão aos meus alunos. Ainda não sei me comunicar com sinais, mas vejo que isto tornou-se um desafio à curto prazo para melhorar minha prática docente.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Chanla!

Será necessário fazer uma revisão no teu post pois teve alguns equívocos na hora da digitação, ok?

Abraços,
Vanessa