quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EIXO VIII

O eixo VIII, durante o estágio , foi uma época de muito estresse para mim, pois as incertezas e as dúvidas eram muitas. Mas na medida em que o tempo foi passando e com as orientações da professora Neusa, fui pensando que as coisas não eram um “bixo de sete cabeças”. Foi durante o projeto de estágio que procurei aplicar e desenvolver todos os conceitos que aprendi durante os anos de PEAD.

A importância dos Projetos de Aprendizagens; aulas passeios, que foram planejadas e inspiradas em Célestin Freinet que tinha como meta uma educação coletiva voltada para os alunos de meios populares preocupado em formar cidadãos para o trabalho livre e participativo. Propus para meus alunos atividades mais dinâmicas que propiciaram em aprendizado cooperativo, onde as crianças descobriram individualmente ou em grupo as soluções de seus problemas e questões.

O tema escolhido para o projeto foi meio ambiente, que é um tema de grande relevância sentido na comunidade e no ambiente escolar. A partir do diálogo, do respeito aos saberes de meus alunos; da pesquisa e do trabalho cooperativo desenvolvemos atividades que mudaram a realidade daquela escola. Foi também com o trabalho de estágio especificamente com o relatório de estágio que superei o desafio de escrever e de produzir um relato sobre todo o período de trabalho. Este foi o que me deu suporte para escrever o TCC.

Nenhum comentário: